sexta-feira, 2 de julho de 2010

A RELAÇÃO DUNGA x MÍDIA


Quem está com a razão. Dunga? Imprensa? Primeiramente, é necessário explicar a maneira de trabalho do treinador da Seleção Brasileira. Durante o período das Eliminatórias para a Copa do Mundo, vários jogadores foram avaliados, assim como na Copa América e Copa das Confederações, onde conquistou os títulos e apoio para dar continuidade na trajetória para chegar ao Hexa. Apesar de nunca ter treinado nenhuma equipe antes da Seleção, Dunga mostrou ter convicção nas suas idéias de jogo, adquiriu respeito dos jogadores, conseguiu fazer com que os jogadores valorizassem cada minuto vestindo a camiseta verde-amarela, formou um grupo sólido e comprometido com o trabalho desenvolvido.
Já a relação do treinador com a imprensa não é da mesma forma. Tudo começou a ficar estreito após a convocação definitiva dos jogadores para a Copa. Na entrevista coletiva pós-convocação, alguns jornalistas questionavam a não convocação de Ganso e Neimar (atletas do Santos), Ronaldinho Gaúcho (Milan), Adriano (na época no Flamengo) e Victor (Grêmio). Em certos momentos, as perguntas e comentários chegaram a ser ríspidas e desrespeitosas com o técnico, além de não valorizar o grupo de atletas convocados. Antes da estréia contra a Coréia do Norte até as oitavas-de-finais contra o Chile, determinados meios de comunicação não gostaram do treinador proibir imagens e acesso aos treinamentos da equipe. Aconteceu também de ser divulgado lesão de Gilberto Silva (que poderia não jogar a próxima partida, sendo que no outro treino estava jogando normalmente), briga entre Daniel Alves e Júlio Baptista (afirmando que o grupo estava desunido, o treinador não estava com o controle do grupo), até acontecer a revolta do técnico na entrevista coletiva pós-jogo contra a Costa do Marfim em relação ao jornalista da Rede Globo Alex Escobar que fez um gesto negativo com a cabeça, que deu a entender para Dunga que não estava concordando com que o treinador estava dizendo.
É verdade que tem jornalistas, comentaristas esportivos, narradores, que fazem críticas maldosas propositadamente, alguns até misturam o lado pessoal. E quando acontece o inverso, treinador rebater o seu crítico, certas emissoras não aceitam.
Não estou dando razão para um ou para outro. Todos necessitam do seu trabalho. Dunga precisa ter um comportamento digno do cargo que exerce, as desavenças particulares devem ser tratadas fora do ambiente esportivo. E o jornalista precisa de informações, saber o que o treinador está pensando, saber de notícias dos jogadores e do treinamento, e fundamentalmente ter comprometimento com a informação veiculada. Nem tudo do treinamento pode ser exposto para a imprensa, mas do porque que não pôde ser exposto deve ser explicado pelo treinador. O correto é haver compreensão e respeito das duas partes.

1 comentários:

Pranke disse...

Creio que a auto-confiança super eleva prejudicou Dunga. Perdeu a guerra.

Vejam o texto "Adeus Brasil. A vitória da imprensa." no blog bolaodocefd.blogspot.com

Abraços.

2 de julho de 2010 às 12:44