sexta-feira, 16 de julho de 2010

NA ESPERA POR NOVAS ESPANHA!


O futebol moderno, apresentado aos torcedores por seus clubes, resultado da filosofia de trabalho de treinadores e sua comissão técnica, mostra como necessidades básicas para ser jogador de futebol, força (“músculos grandes” de membros superiores e inferiores) e estatura (jogador precisa ser alto). Uma proposta de jogo que aparenta ser priorizado na maior parte a tática em detrimento da técnica. Onde a habilidade para a criação de jogadas mágicas e dribles desconcertantes, que torna o espetáculo mais atraente ao público, ficam restritas.
O que pode influenciar na volta do futebol tático aliado com a técnica mais refinada? Espanha! O título espanhol pode ter sido fundamental para que este esporte seja repensado. Atletas com características de velocidade tanto para atacar quanto para defender e estatura inferior para os padrões atuais do futebol. Casillas (goleiro; 1,84m de altura), Puyol (zagueiro; 1,78m de altura), Iniesta (meia; 1,70m de altura), Xavi (meia; 1,70m de altura) e Pedro (atacante; 1,69m de altura), cinco dos jogadores que iniciaram a partida final contra a Holanda, mostrando que é possível jogar um futebol envolvente e eficaz independente de altura e força. Torna-se importante salientar que a seleção espanhola perdeu o 1° jogo para a Suíça, houve muitas críticas ao treinador e jogadores, mas a maneira de jogar não mudou para as demais partidas.
Para os amantes do futebol, assistir a Espanha na Copa do Mundo deve ter sido agradável. Por quê? Quando a posse de bola está com o adversário, seus jogadores continuam no campo ofensivo avançando as linhas de marcação, diminuindo o espaço de jogo do oponente para retomar a posse de bola o mais rápido possível. Em todos os jogos da Copa, os espanhóis ficaram com a posse de bola por um bom tempo a mais que seu adversário. Posse de bola, movimentação constante e organizada dos atletas, tanto pelas laterais, como pelo meio do campo ofensivo, passes de um lado para outro, passes diagonais (que quase sempre pega o sistema defensivo adversário desestabilizado). Zagueiros e o 1° volante (que atua em frente aos dois zagueiros) posicionados quase na faixa do meio-campo. Mas para isso, é necessário ter jogadores qualificados com capacidade para realizar essas funções. Jogadores com boa desenvoltura para marcar, inteligentes taticamente e técnica apurada, são as qualidades principais para o sucesso espanhol nesta proposta de jogo.
Minha expectativa é para que os treinadores possam aderir a esse estilo de jogo (independente de esquema tático adotado), que reverencia o futebol técnico (sem esquecer dos aspectos táticos ofensivos e defensivos), de qualidade de passe, movimentações constantes, organização para retomar a posse de bola. Onde força e estatura não sejam prioridades na montagem das equipes, e sim, a capacidade dos jogadores de saber realizar várias funções e fundamentos essenciais para a prática de um futebol agradável e bonito.

0 comentários: