segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasil 3x1 Costa do Marfim: Evolução Brasileira

Passada a ansiedade da estréia contra a Coréia do Norte, neste domingo, dia 20, a Seleção Brasileira apresentou uma evolução considerável nas ações defensivas e ofensivas.
Quando a Costa do Marfim esteve com a posse de bola, o Brasil realizou uma marcação mais ativa em relação ao jogo passado, quando deu espaço no seu campo de defesa para os norte-coreanos tocar a bola. O que seria essa marcação ativa? É a aproximação do marcador no jogador adversário com o intuito de dificultar e/ou conseguir a posse de bola.
O bloco defensivo brasileiro, considerando-se os dois volantes e mais a linha de quatro marcadores (dois zagueiros e dois laterais) esteve compactada na maior parte do tempo de jogo. Com isso, as qualidades de marcação de Lúcio, excelente jogador de desarme, Felipe Melo e Gilberto Silva, jogadores que fecham as linhas de passe adversária na frente dos zagueiros do Brasil, conseguiram vários desarmes que resultaram em retomada da posse de bola da Seleção, contra-ataques, girando a Jabulani de um lado para outro, com o intuito de desestabilizar o bloco defensivo adversário.
As movimentações individuais e coletivas de com e sem a posse de bola foram constantes e envolventes. Kaká, Robinho e Luís Fabiano foram participativos nas construções das principais jogadas de ataque, surgindo a qualidade de drible, de improviso e inteligência que esses jogadores tem como suas características principais. Mas essas qualidades acontecem, geralmente, quando a equipe está estruturada em campo. Os laterais e os volantes conseguiam levar vantagem sobre os atacantes e meias da Costa do Marfim e imediatamente começavam a trocar passes objetivamente com o intuito de chegar ao gol adversário.
Acredito que Felipe Melo ainda pode avançar sua área de atuação, mais a frente de Gilberto Silva com e sem a posse de bola, chegando por vezes como elemento-surpresa de finalização, opção de passe próximo ao gol, porque quanto mais jogadores ajudaram na construção das jogadas, maior as chances de vitória e retomada da posse de bola imediatamente.

0 comentários: