sexta-feira, 5 de março de 2010

Reflexões sobre o futebol em São Pedro do Sul

Em 2009, mais uma vez os campeonatos de futebol (incluo nestes campeonatos também o futebol sete e o futsal) da cidade tiveram casos de indisciplina graves. Mas será que para conseguir uma vitória e um título de campeonato é necessário agredir (fisicamente ou verbalmente) um adversário, membros da arbitragem ou comissão organizadora? Se minha equipe estiver perdendo é importante “bate” no outro time já que não tenho chance no jogo? E se um adversário consegue um drible, faz uma falta comum de jogo, marca um pouco mais forte, brigar é uma boa alternativa?
No Regulamento Geral feito para as competições de futebol de campo, futsal e futebol sete para o ano de 2010, no item 2 tem o seguinte: “OBJETIVO – Oportunizar aos atletas, clubes e associações a prática desportiva, através de competições, promovendo a confraternização entre atletas, familiares e torcedores do município”. Acredito que além da confraternização é também uma forma de lazer aos envolvidos no espetáculo. Lazer? Quase que 100% dos envolvidos trabalham ou estudam durante a semana, não ganham nada para jogar e ainda correm o risco de sofrer algum tipo de lesão. Vão jogar porque gostam, tem prazer em estar “batendo uma bolinha”.
Com certeza a vitória é importante, afinal quem vai entrar para uma partida querendo sair derrotado. Mas não é tudo. Alguém precisa vencer. Todos precisamos fazer o nosso melhor, no ataque, se dedicar na marcação, ajudando nossa equipe de acordo com a função de cada um, seja treinador, dirigente ou atleta.
Mas acima de tudo respeitando o adversário. Não vê-lo como inimigo. Afinal termina o jogo todos se conhecem. Precisamos nos unir e fazer crescer o futebol novamente em São Pedro. Estimular as crianças, jovens, adultos e veteranos a continuarem participando dos eventos esportivos. Nossa cidade sempre foi respeitada na região pela formação de bons jogadores, por ter equipes qualificadas, mas ultimamente só estamos sendo conhecidos por aspectos negativos.
Cabe desde os dirigentes até os atletas transformarem de novo o futebol do Município. Jogar com lealdade. Para que as nossas famílias possam voltar a assistir aos jogos no Estádio e Ginásio Municipal. Onde o ambiente esportivo da nossa cidade seja um local de confraternização de amigos e pessoas civilizadas.


PERGUNTA DO MATEUS: Com a decisão dos clubes que participarão do Campeonato Municipal de Futebol – Série “A” de atuar pelas suas equipes somente atletas do Município, além de Toropi, Mata, Dilermando de Aguiar, Quevedos e Jarí, o Campeonato ficará mais equilibrado?

0 comentários: