sexta-feira, 12 de março de 2010

Perigo nas quadras


No último sábado, dia 06/03, durante o jogo válido pela Copa 200 Anos na cidade de Guarapuava-PR, entre as equipes Guarapuava/Deportivo Futsal e Palmeiras/Jundiaí, o atleta Robson Costa feriu-se após dar um carrinho com o objetivo de interceptar o chute a gol do adversário. Um pedaço de madeira se soltou da quadra, entrando pela sua coxa e atingindo o intestino do atleta. No domingo, o jovem não resistiu ao choque hemorrágico causado pelo ferimento e faleceu.
Em entrevista ao site clicrbs.com.br, o supervisor da ACBF (equipe Campeã da Liga Nacional de Futsal 2009) afirma que aqui no Rio Grande do Sul é uma situação complicada e que nunca houve vistoria dos ginásios. E que na Liga Nacional existe, mas de modo geral não são bem vistoriados.
A realidade é que a única “vistoria” realizada em jogos do Estadual de Futsal no nosso Estado é feito antes do início do primeiro jogo de cada equipe no próprio ginásio, onde o árbitro preenche um formulário com informações sobre o estado do mesmo (respondido pelo administrador do ginásio). Mas como o que importa é que o jogo aconteça, para contentar patrocinadores do clube e da competição, vários detalhes como a qualidade do piso da quadra é deixado de lado.
Se os cuidados nas competições profissionais não são cumpridos, como será que acontece nos diversos campeonatos amadores? A partir do acontecimento no Paraná, torna-se extremamente necessário uma reavaliação geral da estrutura do piso e porque não também do ginásio como um todo.
Em nossa cidade, as competições municipais geralmente ocorrem no Ginásio Municipal. Mas temos outro espaço bastante procurado para jogos de futsal que é a Quadra, além dos ginásios das escolas estaduais e municipais. Em virtude do público (desde crianças até idosos) que se envolve tanto em competições, como em jogos recreativos de futsal, em São Pedro, fica a preocupação e o chamado para as autoridades competentes pelos locais de jogos, que tomem as devidas providências para proteger nossos amantes do Futsal.

1 comentários:

Unknown disse...

O acidente com o atleta de futsal revela uma questão fundamental no contexto que envolve as práticas esportivas. Lamentável que a morte tenha suscitado a discussão. De qualquer forma não podemos nos furtar de destacar os problemas decorrentes. Parabenizo o Prof. Mateus por reservar um espaço e manter o episódio em evidência.

Antonio Guilherme Schmitz Filho

13 de março de 2010 às 03:41