terça-feira, 23 de junho de 2009

São Pedro do Sul - Análise do Campeonato Municipal de Futebol da Série A 2009

Com o término do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Série A no domingo 14/06 pode ser confirmado o momento de supremacia do Grêmio Sãopedrense no futebol do município, que anos anteriores já teve como principais forças Palmeiras e Renner. Palmeiras que montou uma equipe bem competitiva e teve em suas mãos o troféu do segundo turno ao poder empatar com o Grêmio para ficar com a vaga na final com o mesmo Grêmio que já havia vencido o primeiro turno de forma invicta. O Renner mantendo a base do seu grupo de anos anteriores, por muito pouco não conquistou o título do segundo turno, pois vencia a equipe do CSC por 2x1, mas cedeu o empate e deixou o caneco para Grêmio e Palmeiras decidirem quem seria o vencedor. A equipe do Barcelona teve um início de campeonato bastante significativo, chegando inclusive a liderar o campeonato nas primeiras rodadas, mas no decorrer da competição foi perdendo forças, se desmobilizando. Mas a grande surpresa da competição foi com certeza a equipe do CSC, equipe que pela primeira vez disputou a elite do futebol Sãopedrense, obtendo resultados até certo ponto surpreendentes para uma equipe jovem e que influenciaram diretamente na disputa do título. Apesar da última colocação, mostrou um grupo de jogadores com vontade de se superar, com um espírito de competição invejável e que serve de exemplo para todas as equipes.

O quadro de árbitros do jogo deste domingo está de parabéns por conseguir controlar o jogo com uma atuação segura, tanto tecnicamente, como disciplinar. Claro que algumas reclamações são normais em uma partida de futebol e principalmente em um clássico decisivo como entre Grêmio e Palmeiras, mas nada que influenciasse no resultado final do jogo. Uma crítica construtiva que poderia ser feita a Arbitragem durante o campeonato, seria por uma escala com um rodízio maior entre diferentes árbitros durante os jogos, para que não fique um ou outro árbitro realizando arbitragem de um mesmo clube em várias rodadas, que poderia evitar o desgaste e algumas reclamações desnecessárias aos próprios árbitros.

Uma sugestão interessante para as Rádios Municipal e Integração seria proporcionar em sua grade de programação um programa esportivo com debate sobre o acontece em cada competição, trouxesse informações dos clubes e jogadores, tabela de classificação, levando os próprios desportistas para participarem, o que contribuiria para uma maior divulgação e valorização dos campeonatos de nossa cidade.

Vale também parabenizar o Departamento de Esportes pela organização de mais um campeonato.


**Publicado no Jornal O Cidadão do dia 19/06/2009

0 comentários: