domingo, 28 de junho de 2009

Campeonato Brasileiro de Futebol 2009 - Após 7 rodadas


O Campeonato Brasileiro por pontos corridos está em sua sétima edição e nessa ultima rodada bateu recorde de gols em uma mesma rodada, 43 gols. Esse início de Brasileirão está mostrando um equilíbrio entre as equipes pois em 70 jogos já aconteceram 29 empates. Após 7 rodadas, algumas observações já podem ser feitas. O trabalho do treinador Celso Roth é inquestionável. Prova que o desgaste enquanto estava no Grêmio era com a torcida e principalmente com parte da Diretoria, onde a hierarquia geralmente é o que manda. É provável que o Atlético-MG não vai ser o Campeão desse ano, pois não tem um grupo de jogadores a ponto de suportar lesões, transferências de jogadores para a Europa agora no meio do ano, mas pelo início de Campeonato talvez possa garantir uma vaga para a Libertadores 2010.
Em relação a Grêmio e Internacional, o Grêmio com o pensamento na disputa da Libertadores vem jogando o Brasileirão para cumprir compromisso, pois aparentemente não demonstra estar preocupado e interessado nesse início de competição. O problema é que ainda tem mais três compromissos pela Libertadores, caso chegue a final, e quatro rodadas do Brasileirão em meio a essa disputa. Provavelmente o título Brasileiro fique muito difícil e para garantir uma vaga para a Libertadores terá que ter um desempenho superior do que o nível do grupo de jogadores possa ser capaz de atingir, devido ao plantel reduzido de atletas qualificados para um Campeonato longo.
Já com o Internacional as expectativas são grandes. Mas tudo irá depender do que acontecer quarta-feira que vem, data do jogo decisivo da Copa do Brasil contra o Corinthians. Caso não consiga o título, algumas conseqüências poderão ser tomadas pela diretoria como troca do treinador, venda de jogadores. Mas caso permaneça com a mesma estrutura e com o plantel atual de jogadores, dificilmente o título do Campeonato Brasileiro vai escapar dos colorados.
Corinthians é o grande adversário do título para o Internacional. Tem Mano Menezes que é o melhor treinador entre os clubes brasileiros do momento e em suas mãos uma equipe muito equilibrada e consistente. Além de ter jogadores buscando uma vaga na Seleção Brasileira na Copa do Mundo do ano que vem, como Ronaldo e André Santos.
A disputa para não ser rebaixado para a segunda divisão promete ser intensa. Avaí, Náutico, Barueri e Coritiba são candidatos fortes. Equipes de mais expressão como Botafogo, Sport e Atlético-PR por não terem se estruturado o suficiente para a disputa podem correr riscos.
Ainda há 31 rodadas pela frente e muita coisa para acontecer.
Mande sugestões e sua opinião de quem vai ser os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro e os quatro clubes rebaixados para o e-mail mateus_ck@yahoo.com.br, além do blog nacatega.blogspot.com onde você pode acompanhar as tabelas de jogos e classificação online dos campeonatos em disputa em São Pedro do Sul.

0 comentários: