domingo, 25 de abril de 2010

Detalhes do GRE-NAL 380, 1° jogo da Final do Gauchão 2010!

O 1° tempo iniciou com muita disposição das duas equipes. Os jogadores que tentavam criar alguma jogada eram parados com faltas. Inter e Grêmio entraram com laterais esquerdos que não são titulares da equipe e são jovens que há pouco saíram das categorias de base. Neuton pelo Grêmio e Juan no Inter. Neuton começou o jogo precipitado, cometendo falta perto da área defensiva gremista e sem apoiar quando o Grêmio esteve com a posse de bola, assim como Juan que atuou somente nas funções defensivas (marcação e cobertura). A primeira chance clara de gol do Grêmio veio após Borges receber um passe preciso pelo lado esquerdo, entrou livre de marcação, tentou tirar do goleiro e bateu para fora. A chance do Inter aconteceu em jogada ensaiada de falta (média distância do gol gremista), onde Sandro chutou forte para grande defesa do goleiro Victor. O Grêmio teve ainda mais uma chance com Jonas que driblou dois adversários dentro da área mas demorou para finalizar. A partir daí o Inter conseguiu manter a posse de bola e os rebotes ofensivos, criando oportunidades principalmente através de Walter que levava vantagem (Walter tem mais porte físico que Mário) sobre seu marcador que era Mário Fernandes. E a primeira etapa acabou assim, 0 a 0.
O Grêmio voltou do intervalo com uma alteração: Adílson entrou no lugar de Ferdinando. Ferdinando é um jogador que faz muito bem a função de marcação na frente dos dois zagueiros e não tem característica de contribuir na criação das jogadas ofensivas. Já Adílson é um jogador de boa marcação (não com a mesma qualidade de Ferdinando)e que tem qualidade no passe, boa movimentação com e sem a posse de bola. E no jogo de hoje deu certo para o Grêmio. Willian Magrão e Adílson revezavam na função de proteção na frente dos zagueiros e contribuíram na distribuição das jogadas e na manutenção da posse de bola. Com isso, o Grêmio começou a criar espaços para atacar pelos lados do campo, com os laterais Neuton e Edilson. O Inter voltou sem alterações de jogadores, mas os atacantes Walter e Alecsandro mudaram de posição no ataque (Alecsandro foi atuar pelo lado esquerdo e Walter pelo direito). E não deu resultado positivo, pois Walter que estava conseguindo oportunidades de gol sobre seu marcador Mário Fernandes no 1° tempo, não obteve a mesma vantagem sobre o zagueiro Rodrigo.
Os gols surgiram em cobranças de bola parada. O primeiro de escanteio pelo lado direito de ataque do Grêmio, que Edilson cobrou de perna direita e Rodrigo cabeceou com força para o gol. E o segundo em cobrança de falta pelo direito que Rochemback cruzou para gol de cabeça de Borges.
Foi um GRE-NAL equilibrado. As duas equipes tiveram chances claras de marcar os gols com bola rolando, mas o Grêmio em duas cobranças de bola parada acabou decretando o placar final do jogo.
Alguns detalhes significativos pelo lado do Grêmio foram: espírito de equipe de Hugo e Leandro que até os últimos jogos só jogavam com a posse de bola e não ajudavam na formação defensiva; Neuton que após um início de ansiedade, no 2° tempo teve vantagem na marcação pelo lado esquerdo e conseguiu criar boas jogadas de linha de fundo; e Willian Magrão melhorou sua performance após a entrada de Adilson ao seu lado como volante.

0 comentários: